CESPRO | Digitalização, Compilação e Consolidação da Legislação Municipal
07:28 - Quarta-Feira, 17 de Outubro de 2018
Portal de Legislação do Município de Butiá / RS

ANTERIOR  |
PRÓXIMO   |
Arq. ORIGINAL   |  
VOLTAR  |
IMPRIMIR   |
Mostrar o art.
[A+]
[A-]
FERRAMENTAS:

Link:
SEGUIR Município
Busca por palavra: 1/3
Compartilhar por:
CORRELAÇÕES E NORMAS MODIFICADORAS:

Nenhum Diploma Legal relacionado com este foi encontrado no sistema.

LEI MUNICIPAL Nº 3.363, DE 03/09/2018
CRIA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
DANIEL PEREIRA DE ALMEIDA, Prefeito Municipal de Butiá, no uso de suas atribuições legais,

FAZ SABER que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte Lei:

Art. 1º É criada a Escola Municipal de Ensino Fundamental PROFESSOR ALCIDES CONTER, localizada na Av. Leandro de Almeida, nº 197 no Bairro Centro, nesta cidade.

Art. 2º Fica o Prefeito Municipal autorizado a normatizar as atividades escolares e ocupações de espaço mediante edição de decreto.

Art. 3º Esta Lei entrará em vigor a partir da data de sua publicação.
GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL
Em, 03 de setembro de 2018.

DANIEL PEREIRA DE ALMEIDA
Prefeito Municipal

REGISTRE-SE E PUBLIQUE-SE
Em, 03 de setembro de 2018.

EDSON DA SILVA LEAL
Secretário Municipal de Administração





ALCIDES CONTER

O Professor Alcides Conter nasceu em Trento, na Itália, no dia 18.11.1886, filho de Aliprando e Adelaide Conter.

Em 1905 veio ao Brasil para visitar parentes que aqui residiam, em São Paulo/SP, tendo nessa cidade trabalhado no comércio, logo após viajou para Porto Alegre, seguindo o mesmo ofício.

Iniciou seu trabalho como professor no sertão de Santana, entre Barão do Triunfo e Tapes. Mais tarde, em Barão do Triunfo, onde também lecionou, foi nomeado professor estadual.

Em 1910 casou-se com Ema Carletti Conter, com quem teve sete filhos. Nesta mesma cidade de Barão do Triunfo, com um grupo de amigos criou um teatro de amadores, do qual foi diretor por alguns anos.

Era Borgista republicano, e, na revolução de 23, entre Chimangos e Maragatos chegou a ser preso em sua casa.

Como professor estadual, veio lecionar no município de Butiá, primeiramente na Escola Estadual (única existente na época) em 1927, junto á Praça Santa Terezinha. Mais tarde, com a criação do Grupo Escolar Visconde de Mauá, passou a exercer suas funções neste estabelecimento, lecionando até o quinto ano, tanto para crianças como para adultos.

Em 1930 o Presidente Getúlio Vargas esteve em Butiá, e Alcides Conter escreveu o discurso, que foi lido por Afonso Almeida.

Trouxe para Butiá músicos como "Os Huff", para formar a Banda de Música de Butiá, em 1947. Alcides ainda, em suas horas de folga e com a ajuda dos pensionistas fundou a vila custódio, há época, a mais próspera da região.

Além da atividade no magistério, possuía uma pensão na qual atendia juntamente com os familiares uma média de sessenta pensionistas, que durou vinte anos. Foi gerente de um armazém, presidente e organizador do Butiá Futebol Clube, além de organizar a criação da Banda musical acima mencionada. Alcides estava sempre presente em todas as organizações e atividades realizadas na localidade.

Adorava a cidade de Butiá, se realizou neste município pessoal e profissionalmente, teve sete filhos e viu nascer dezessete netos até falecer, com 71 anos, no dia 27/01/1957.

Para homenageá-lo foi erguida uma escola na Estrada de São Jerônimo/RS. Em Butiá, possui uma Rua em sua homenagem, e a recente extinta Escola particular Instituto de Educação Cenecista Professor Alcides Conter.



Nota: (Este texto não substitui o original)








© 2018 CESPRO, Todos os direitos reservados ®